Tipos de revestimentos

 em Sem categoria

Você conhece os tipos de revestimentos existentes no mercado?

Quando falamos em revestimentos normalmente associamos aos revestimentos decorativos de parede, porém eles vão desde o piso até os acabamentos decorativos de parede.
Sim, os pisos também são revestimentos!

 

Tipos de revestimentos

De maneira geral encontramos as seguintes opções de revestimentos no mercado:

  • Cerâmicos
  • Cimentícios
  • Porcelanatos
  • Madeiras e laminados
  • Pedras naturais
  • Vinílicos
  • Pastilhas
  • Ladrilhos hidráulicos
  • Revestimentos em gesso
  • Revestimentos sintéticos
  • Papéis de parede

 

Revestimentos Cerâmicos

Os revestimentos cerâmicos englobam os pisos cerâmicos, o popularmente conhecido azulejo, pastilhas e até mesmo alguns tipos de 3D decorativos.
São muito utilizados em pisos e paredes de áreas molhadas como banheiros e cozinhas e costumam ser a opção mais em conta do mercado.
Em sua grande maioria possuem acabamentos polidos e lisos, mas também encontramos opções estampadas e até mesmo algumas que imitam elementos naturais como madeira e pedra, até tendo uma certa porosidade e volume, porém não trazem características fiéis ao produto natural.
Seu material é quebradiço e é necessário um certo cuidado no manuseio.

 

Revestimentos Cimentícios

Os cimentícios se reproduzem em diversas formas: os decorativos em 3D, os lisos com aparência natural do cimento, os tijolinhos, alguns com estética semelhante aos naturais e até mesmo pisos drenantes – ideais para áreas externas onde não possa ocorrer um acúmulo de água e não seja indicado o uso de um revestimento cerâmico ou porcelanato por conta da superfície que pode se tornar escorregadia.
Temos também a placa cimentícia, que faz o fechamento das construções em Light Steel Framing e muitas vezes é utilizado como o próprio acabamento da parede.

 

Porcelanatos

Os revestimentos em porcelanato são visualmente muito similares aos cerâmicos, porém apresentam algumas opções formatos diferenciados (muito maiores) que são muito utilizados hoje em dia, pois diminuem as áres de rejunte e dão amplitude ao local. Além destes formatos, a padronagem pode ser lisa, similar à mármore, madeira, etc.
Apesar dessa semelhança, o porcelanato é basicamente uma versão melhorada do revestimento cerâmico. Ele é mais atual e nasceu devido à algumas características técnicas que foram desenvolvidas ao longo do tempo, além da utilização de outros materiais mais nobres e resistentes como o porcelanato.

 

Madeiras e Laminados

Para quem busca revestimentos naturais o mercado oferece algumas opções em madeira e também os chamados laminados, que são literalmente uma lâmina de madeira.
Em madeira encontramos os chamados tacos de madeira, que vem em peças individuais – e que com certeza você conhece – pois foram muito utilizados décadas atrás e agora são uma forte tendência novamente. Além dele também temos o laminado, que tem o formato de réguas e é composto por algumas camadas que fazem a estrutura do material, trazem resistência e durabilidade, e então o acabamento final é feito com uma lâmina amadeirada.
Fora os pisos, encontramos também opções para paredes, móveis, etc..
Por ser um produto natural, exige mais cuidados e manutenções do que os demais.

 


Pedras Naturais

Outro revestimento natural que é extraído da natureza é a pedra.
As pedras são muito utilizadas em projetos e decorações mais rústicas que combinem com a aparência natural e imperfeita das mesmas. Normalmente exigem uma especialidade do instalador (pedrista) pois são necessários muitos ajustes, e assim como a madeira deve-se ter alguns cuidados e tratamentos.

Revestimentos Vinílicos

Os revestimentos vinílicos mais comuns são os pisos vinílicos, que tem uma aparência semelhante ao laminado, porém possui apenas o padrão da madeira, mas não utiliza do elemento natural.
Ele é feito de PVC e possui um aspecto emborrachado, tendo como característica resistência e durabilidade, o que possibilita a sua utilização em locais com grande fluxo de pessoas.
Além dos pisos existem opções de revestimentos de parede nesta mesma composição, como o Siding Vinílico, que proporciona agilidade na instalação e não é pesado como outros produtos do mercado.

 


Pastilhas

As pastilhas são muito utilizadas em áreas molhadas como piscinas, banheiros, cozinhas, etc.
São revestimentos telados e em sua grande maioria feitos em cerâmica ou vidro. Porém hoje encontramos muitas opções diferenciadas, feitas em materiais inesperados, como alumínio e madeira, sendo estes mais decorativos.
As pastilhas convencionais costumam ser utilizadas no piso além da parede, principalmente em banheiros e piscinas.

 

Ladrilhos Hidráulicos

Os ladrilhos hidráulicos tem como matéria prima o cimento e sua produção é artesanal. Eles trazem diversas opções de acabamento, possibilitando estampas coloridas e diferenciadas.
O resultado final traz aconchego e muita personalidade!

 

 

Revestimentos em gesso

Encontramos no mercado diversas opções de revestimento 3D feitos em gesso, e em sua grande maioria a cor disponível é a branca. Eles são frágeis a queda, então seu manuseio exige bastante cuidado.
Muito comum também são os forros em gesso, que não deixam de ser um revestimento da laje. São muito utilizados para que se possa trabalhar com iluminações embutidas e são feitos in loco, ou seja, não são produtos prontos como as placas de revestimentos 3D, e além de estéticos são também funcionais.

 

Revestimentos sintéticos

Os revestimentos sintéticos são aqueles que utilizam materiais sintéticos e não naturais em seu processo de fabricação, além de tecnologias que as matérias-primas possibilitam, como por exemplo uma pedra sintética para galpões, a qual não sofre danos com objetos quentes, utilização de facas e objetos afiados em geral (não arranham, não mancham..).
Existem muitos tipos de revestimentos sintéticos hoje no mercado e eles costumam ser mais sustentáveis em vários aspectos, principalmente a questão ambiental, pois não fazem extração no meio ambiente e muitas vezes podem utilizar materiais reciclados e podem ser reciclados.
Nossos produtos se enquadram nesta categoria e sua tecnologia traz benefícios principalmente quando comparados à pedra natural, que é a estética com a qual trabalhamos, se tornando o revestimento ideal para quem busca esta aparência porém com agilidade na instalação e não quer se preocupar com manutenções.

 

Papéis de parede

Os papéis de parede são exclusivamente decorativos e contam com diversos tipos de acabamento e possibilidades de estampas. Os acabamentos mais comuns são os aveludados, que tem aparência fosca e delicada, e muitos deles podem trazer algum relevo um pouco emborrachado, metálico ou ainda aveludado. Nas cores eles vão desde as mais básicas e neutras até as mais coloridas e temáticas.
As estampadas costumam ser utilizadas pontualmente em uma parede, para destaque da mesma no ambiente. Já as lisas podem ser usadas de forma mais branda, pois não são tão marcantes.

 

Que tipo de revestimento vocês gostam mais?

 

Postagens Recentes